Conheça os tipos de coagulantes para tratamento de água

tipos de coagulantes

Compartilhe este post:

O tratamento de água e efluentes é extremamente necessário dentro das indústrias. Esses processos garantem que o descarte da água ocorra corretamente, seguindo parâmetros adequados e sem prejudicar o meio ambiente. 

Dentro desse cenário, a coagulação é uma das etapas mais importantes. O processo é responsável por desestabilizar partículas coloidais em um sistema aquoso para que elas possam ser removidas nas próximas fases do tratamento. Por sua vez, as cargas negativas das partículas em suspensão são neutralizadas, atraindo os coágulos e formando partículas maiores. 

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de coagulantes. Cada um deles possui uma função específica. Acompanhe esse conteúdo e saiba mais sobre eles! 

Tipos de coagulantes 

Sulfato de alumínio 

É o coagulante mais utilizado para o tratamento de água por apresentar diversas vantagens, como eficiência na maioria dos tratamentos, bom custo benefício, manuseio simples e está disponível em todas as regiões brasileiras. 

Porém, por mais que o sulfato de alumínio apresente todas essas vantagens, seu uso está sendo questionado com o passar do tempo. Isso acontece porque podemos encontrar alumínio residual na água tratada, o que é fora dos padrões permitidos pela legislação. 

Outro ponto negativo é a grande quantidade de lodo produzido durante o processo. Além disso, seu efeito coagulante depende basicamente do pH. Por isso, é necessário tratar o pH antes de adicionar o produto. 

Por último, mas não menos importante, o composto pode causar danos à saúde humana se for utilizado em grandes quantidades. Alguns efeitos negativos são: 

  • Distúrbios gastrointestinais 
  • Erupções na pele 
  • Úlceras 
  • Estudos estão sendo realizados para descobrir a influência do sulfato de alumínio no Mal de Alzheimer 

Por esses e outros motivos, estão sendo cada vez mais indicados coagulantes naturais para tratamento de água e efluentes.

Coagulantes naturais 

Existem diversas vantagens em utilizar coagulantes naturais. Com eles, é possível reduzir a dosagem de produtos químicos, possui grande grau de ionização, não é tão dependente da faixa de pH do efluente, reduz a cor e turbidez da água tratada e por ser um produto mais acessível, reduz o custo operacional. 

Hoje em dia, as empresas estão procurando por coagulantes naturais e biodegradáveis tendo como objetivo reduzir a toxicidade e ter um produto de uso simplificado e barato.

Os coagulantes naturais se encaixam perfeitamente nesses pré-requisitos. São utilizados biopolímeros naturais, agentes coagulantes que apresentam biodegradabilidade. O composto natural pode voltar para a natureza após o uso sem afetar a água efluente durante o processo. 

Também possui baixa toxicidade, o que significa que não apresenta riscos para a saúde humana ou para o meio ambiente. Além disso, coagulantes naturais produzem pouco lodo residual, diminuindo o custo do tratamento de água e efluentes, pois a remoção do lodo é a etapa mais cara e trabalhosa desses processos. 

Porém, eles também apresentam algumas desvantagens. Alguns coagulantes naturais podem causar sabores estranhos na água ou formar trihalometanos (THMs), que surgem quando a matéria orgânica não é eliminada durante as etapas de coagulação, e posteriormente, sedimentação e desinfecção realizadas com cloro ou produtos derivados. 

Confira abaixo os coagulantes naturais mais conhecidos no mercado: 

Quitosana 

É um componente derivado da quitina, conhecida por ser um polímero natural. O produto é extraído das carapaças de camarão, siri, caranguejos e lagostas. Sua textura é parecida com a da celulose. 

Por ser um polímero hidrofílico, se atrai com água. A quitosana não é tóxica, além de ser um componente biodegradável, possuir propriedades anti bactericidas e cicatrizantes e boas propriedades mecânicas. 

Para o tratamento de água potável, a quitosana é um componente polieletrólito catiônico, utilizado na coagulação da matéria coloidal da água e também pode atuar como auxiliar no processo, diminuindo as doses de coagulantes químicos. 

Além de gerar baixa produção de lodo, como a maioria dos coagulantes naturais, o lodo gerado nesse caso também é biodegradável e sem presença de metais, podendo ser descartado em aterros sanitários comuns. 

Tanino 

É um produto extraído da casca da acácia negra, uma espécie de árvore. Os produtos derivados de tanina podem ser encontrados em líquido ou em pó. O uso mais comum é na forma líquida, que possui aspecto semelhante ao xarope. É escuro, viscoso, com pH ácido e caráter catiônico. 

Usado como agente coagulante, o tanino apresenta diversos benefícios. O produto aumenta a eficiência dos filtros, produz menos lodo, reduz a cor e a turbidez da água bruta e diminui os riscos ambientais, já que estamos falando de um composto orgânico. 

O tanino também evita a possíveis paradas em estações de tratamento causadas por alta turbidez, o que acontece em épocas chuvosas. 

Moringa 

A moringa é uma planta originária do norte da Índia, mas que hoje em dia é cultivada em diversos países tropicais. É uma árvore que apresenta rápido crescimento, podendo chegar a 4 metros em seu primeiro ano de vida. 

No Brasil, a cultura de moringa é difundida no nordeste por conta da árvore ter impacto positivo no tratamento de água doméstico. Além disso, também é um composto eficaz na coagulação de partículas sólidas em suspensão, por isso é usado como coagulante natural. 

O tratamento de água com a moringa não causa nenhum efeito negativo na saúde humana. Inclusive, as sementes já são utilizadas em nossa alimentação. 

Outra vantagem é que o uso da planta não altera significativamente o pH e a alcalinidade da água após o tratamento, não causa problemas de corrosão e seu efeito coagulante não está relacionado ao pH do efluente. Uma pequena dosagem desse produto pode diminuir o uso de coagulante químico. 

Conclusão 

Depois de conhecer tantos tipos de coagulantes para tratamento de água e efluentes, fica difícil escolher qual deles é o melhor para a sua indústria, não é mesmo?

Além de trabalhar com produtos biodegradáveis, a Degani-Vaduz também oferece uma consultoria para descobrir qual de nossas soluções atende melhor às necessidades da sua empresa! 

Entre em contato para saber mais sobre nossos produtos e serviços! Não esqueça de fazer seu orçamento conosco.

Cadaste-se em nossa newsletter!

Receba informações sobre novidades, lançamentos e informativos da Degani-Vaduz.

Conteúdo relacionado

Conheça nossos produtos

Há 35 anos produzindo especialidades químicas.