Efluentes industriais é o termo usado para caracterizar os despejos líquidos provenientes de diversas atividades ou processos. Esse efluente deve receber uma destinação adequada e para isso é realizado o processo de tratamento de efluentes.
Para definição do processo de tratamento e produtos que serão utilizados, é de suma importância definir o destino do efluente, seja ele direcionado a corpos hídricos, aterro sanitário, esgoto, água de reuso, entre outros. Com base neste objetivo, será feito o planejamento para enquadrar o efluente nas legislações aplicáveis e definir os parâmetros acompanhados pela empresa.
A definição das dosagens e produtos pode ser feita pelo jar-test, também conhecido como teste de reatores estáticos. É um equipamento de laboratório utilizado para ensaio de floculação, e tem a finalidade de determinar as dosagens ótimas dos reagentes, como coagulantes, polímeros e alcalinizantes a serem aplicados no processo de tratamento de água ou efluentes.
A quantidade a ser dosada pode variar conforme qualidade e características do efluente a ser tratado. A cada batelada de tratamento deve ser feito o teste em escala de laboratório e posteriormente replicado em escala industrial.
Quais são os produtos mais utilizados no tratamento de efluentes industriais?
Segue abaixo breve descrição dos produtos mais utilizados no tratamento de efluentes industriais:
PRODUTO | Função |
Alcalinizantes | Correção de pH |
Coagulantes | Desestabilização das partículas coloidais e formação de pequenos flocos. |
Floculantes | Aumento no tamanho e peso dos flocos para otimizar a decantação ou floculação. |
Para evidenciar o atendimento aos requisitos legais, é necessário a realização das análises da Resolução CONAMA nº 430, que dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para o lançamento de efluentes em corpos de água, e se aplicável, atendimento de legislações mais restritivas que variam dentro do estado ou municípios.
Recomenda-se a realização de análise completa da Resolução CONAMA nº 430 para o efluente bruto e água clarificada do efluente tratado,. Essas análises devem evidenciar que o tratamento proposto adequa o efluente ao descarte em corpos hídricos ou outra forma de descarte, caso contrário serão necessários novos estudos para o tratamento do efluente.
Conheça a linha de coagulantes orgânicos e inorgânicos da Degani-Vaduz!
A Degani possui na sua linha coagulantes orgânicos e inorgânicos, são exemplos:
DEPAC 26
O Depac 26 é um produto composto por policloreto de alumínio sendo indicado como coagulante inorgânico primário em tratamento de águas industriais e potáveis e tratamento de efluentes.
MAXIFLOC 28
Maxifloc 28 é um polieletrólito catiônico orgânico e inorgânico em solução, concentrado e de baixo peso molecular, desenvolvido para uso como floculante em estações de tratamento de água e efluentes.
MAXIFLOC 77
O Maxifloc 77 é um coagulante catiônico orgânico em solução, isento de metais, concentrado e de médio peso molecular, desenvolvido para uso como coagulante primário em estações de tratamento de água e efluentes, bem como em prensas desaguadoras de lodo.
O sucesso do tratamento de efluentes industriais depende fundamentalmente de três fatores: um bom produto, uma boa orientação técnica e a correta aplicação dos produtos. Pode-se dizer que estes eventos são complementares, mas sem dúvida alguma, a assistência técnica prestada ao consumidor é o fator determinante.
A Degani-Vaduz possui produtos de alta qualidade e técnicos especializados com vasta experiência no tratamento de efluentes industriais.
Conheça nossas soluções para tratamento de água!