Como funciona o processo de neutralização de carbono para empresas?

neutralização de carbono

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Atualmente, as empresas podem investir na sustentabilidade na proteção à natureza de diversas formas. Além de ajudar o meio ambiente, essa ação também melhora a imagem da marca no mercado. Um ótimo jeito de fazer isso é realizar a neutralização de carbono. 

Nesse caso, os impactos causados ao meio ambiente são reduzidos pela diminuição de emissão de gases do efeito estufa GEE, que são emitidos durante a atividade realizada pela empresa. 

Hoje, você vai conhecer como fazer o processo de neutralização de carbono e como compensar os danos causados na natureza por essa ação. Acompanhe!

Como saber quanto carbono a empresa está emitindo?

Com a tecnologia atual, é possível calcular a quantidade de carbono emitido por pessoas físicas, jurídicas, produtos, eventos, entre outros. 

Para pessoas físicas, é utilizado uma calculadora que leva em consideração hábitos de consumo para identificar uma estimativa da quantidade de carbono emitida. 

Já para as empresas, existem organizações especializadas em cálculos complexos de emissão de CO2, realizando até mesmo inventários dos danos causados ao meio ambiente. 

A partir da coleta de informações, é possível identificar quais áreas emitem mais gases poluentes dentro da empresa. Assim, algumas ações para diminuir as emissões de gases podem ser pensadas e colocadas em prática de maneira mais estratégica. 

Quais ações podem diminuir a emissão de gases poluentes?

Existem diversas ações que as empresas podem tomar para diminuir o impacto ambiental de suas atividades. No caso da neutralização de carbono, é importante usar matérias-primas 100% recicláveis, buscar fontes de energia limpas e implementar a reutilização de água, por exemplo. 

Essas medidas não ajudam apenas a diminuir a emissão de carbono, mas também reduzem impactos ambientais como um todo. 

Como praticar a neutralização de carbono de forma mais ativa na empresa?

Vamos supor que a sua empresa gere 10 toneladas de carbono para realizar suas atividades. Sendo assim, para zerar suas emissões, você precisa comprar 10 créditos de carbono ou plantio de um número estimado de árvores que irão usar o CO2 para seu crescimento. 

A compra de crédito de carbono é feita por empresas que não emitem gases poluentes e geram crédito por isso. Alguns exemplos são os aterros sanitários que possuem biodigestores, processos de produção de energia limpa e de reflorestamento. 

Dessa forma, empresas que não podem realizar a neutralização de carbono investem em outras empresas que geram créditos por meio de seus projetos. Assim, é criada uma parceria, onde uma compra os créditos e a outra recebe os recursos proporcionais aos cálculos de CO2 da empresa investidora. Por isso, os projetos são iniciativas sustentáveis a longo prazo.

Outra ideia interessante é a neutralização de carbono em eventos. Para realizar o inventário de emissão, é levado em consideração desde o uso de veículos para a organização, o deslocamento dos participantes, viagens aéreas, energia, produção de resíduos e o impacto ambiental causado por todo o evento. Depois que a estimativa foi calculada, os organizadores podem comprar créditos ou plantio de árvores com base nesse valor. 

É essencial encontrar uma medida que se adeque a sua empresa para realizar o processo de neutralização de carbono. Dessa forma, podemos assumir nossa responsabilidade pelos níveis de emissão e ajudar o meio ambiente. 

Se você está procurando por produtos biodegradáveis e que não prejudicam a natureza, entre em contato com a Degani-Vaduz. Além de usar nossa tecnologia para oferecer os melhores produtos aos nossos clientes, também pensamos nos impactos que causamos à natureza e fazemos o máximo para evitar que isso ocorra. Visite nosso site e conheça nossos diferenciais!

Cadaste-se em nossa newsletter!

Receba informações sobre novidades, lançamentos e informativos da Degani-Vaduz.

Conteúdo relacionado

Conheça nossos produtos

Há 35 anos produzindo especialidades químicas.