10 dicas para fazer uso sustentável da água

uso sustentável da água

Compartilhe este post:

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios e lagos. Logo, o uso desse bem precisa ser pensado para que não prejudique a vida humana.

Figura 1: Gráfico referente a porcentagem de água no mundo.

Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/dia_da_agua/

Abaixo estão algumas dicas de como realizar o uso sustentável da água em nossas residências. 

10 dicas para fazer uso sustentável da água

1. Reduzir o tempo de banho

Estima-se que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água, quando você reduz esse tempo para 5 minutos serão gastos 45 litros de água. Por isso, o ideal é optar por banhos mais rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a correta higienização. 

2. Desligue o chuveiro

Para se ensaboar e lavar o cabelo deve-se desligar o chuveiro, dessa forma não haverá desperdício deste recurso tão precioso. 

3. Limite o uso da máquina de lavar 

Recomenda-se usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico.

4. Reaproveite a água da máquina de lavar 

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada, mas, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada para lavagem de pisos e quintal.

5. Verifique e corrija quaisquer vazamentos 

Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.  

6. Feche bem as torneiras 

Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.  

7. Fechar a torneira ao escovar os dentes

Ao manter a torneira aberta durante o escovar dos dentes, você gasta em média 8 litros de água por minuto. 

8. Lavar o carro com balde

Lavar o carro com a torneira aberta durante 30 minutos consome até 560 litros de água, já com o balde, o consumo passa a ser de 40 litros. 

9. Fechar a torneira ao lavar a louça suja

Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e abra a torneira apenas para o enxágue. Lavar a louça com a torneira meio aberta consome até 117 litros de água. 

10. Lavar o quintal com balde

Ao invés de pegar a mangueira e lavar a sua calçada com água tratada, adote o hábito de usar a vassoura para limpar a área externa de seu imóvel. Em média, ao lavar a calçada com a ajuda da mangueira você gasta cerca de 280 litros de água, mas se passar a adotar o balde ou o regador, poderá usar a água que sai da máquina de lavar e economizar na conta de água no fim do mês. 

VOCÊ SABIA? 

Um pequeno furo de 2 milímetros no encanamento, desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia. Verifique as instalações, faça testes de vazamento e poupe água. 

USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA EM INDÚSTRIAS

Em indústrias o uso sustentável da água, abrange evitar desperdícios, consumo consciente, tratamento do efluente gerado e reuso da água tratada. 

Os efluentes são o resíduo líquido produzido durante processos industriais e que precisa ser descartado, esse conteúdo é repleto de elementos químicos e que podem causar contaminações. As empresas são responsáveis pela correta destinação deste efluente, seja em suas estações de tratamento de efluentes industriais e posterior descarte nos corpos hídricos ou destinação para tratamento em locais terceiros. 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão responsável por regularizar os processos das empresas que podem causar qualquer dano ao meio ambiente no Brasil. No caso do despejo de efluentes, a ação deve estar dentro dos padrões da resolução n°430/2011.

São exemplos de processos em que a água de reuso pode ser aplicada: refrigeração, alimentação de caldeiras, lavagem do espaço físico da indústria, limpeza de equipamentos, dentre outros.

Na Degani-Vaduz, presamos por atuar com medidas e produtos biodegradáveis, ajudando nossos clientes a protegerem o meio ambiente. Visite nosso site e saiba mais sobre nossas soluções!

Cadaste-se em nossa newsletter!

Receba informações sobre novidades, lançamentos e informativos da Degani-Vaduz.

Conteúdo relacionado

Conheça nossos produtos

Há 35 anos produzindo especialidades químicas.